Meus momentos, pouquinho de mim... ;)

Meus momentos, pouquinho de mim... ;)
Agosto mês do folclore...profissão professora ;)

quarta-feira, abril 10, 2013

Viver escola, Viver cidadania.
  
Uma das profissões que nos encoraja a lermos a cada dia é a educação, este ambiente em extrema e contante formação de pensamentos, ideias, questionamentos infinitos diante do conhecimento diário que integra todo ser pleno em desenvolvimento.

São grandes os desafios que temos que enfrentar como, o de estar e fazer parte de uma escola cidadã; porque diante da politica da vida, somos e seremos sempre cidadãos de bem, íntegros e consciente de direitos e deveres, de igual a igual, porque vivemos em um pedacinho do mundo que se propagada a vivência da "democracia".

Democracia, que nos traz responsabilidade de todos os lados "governantes" e "governados", porque aqui se estabelecem a comunicação direta, a autonomia e avaliação permanente do desempenho, se não fora assim como seria uma democracia? Entendo aqui um estabelecimento do espaço da fala, da escuta, da autonomia de ações sejam elas bem entendidas ou não pelos nossos pares mas, que sejam verdadeiras e coerentes quando se tornam uma critica das ações conjunta de um "GOVERNO" que deveria ser do POVO e para o POVO.

A qualidade de vida de uma sociedade está relacionada diretamente ao projeto que o GOVERNO e o POVO, podem vim a construir juntos; só o "POVO" pode dar respostas concretas a problemas que é só deles, são eles os assalariados, desempregados, funcionários públicos, a maior parcela desta sociedade, dominados por uma minoria que ganha exorbitantemente e os trata com descaso a cada dia.

A bandeira do respeito a dignidade, as peculiaridades étnicas, raciais, culturais devem estar estampados em nossa sociedade, vida e profissão, li recentemente "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética ... O que me preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King.

Voltando ao tema "cidadania", gostaria de que todos compreendessem antes de acusar de desleal, de infiel aquele que sempre caminhou lado a lado de seus ideais, que sempre foi um lutador na vida, que nunca se calou diante de injustiças o que essa palavra significa, "cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia.

Gostaria de ressaltar que o entendimento de "DIREITOS" perpassa em âmbito CIVIL ( como segurança e locomoção), SOCIAL ( TRABALHO, SALÀRIO JUSTO, SAÙDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, etc), POLÍTICOS ( LIBERDADE DE EXPRESSÃO, de VOTO, de participação em PARTIDOS e SINDICATOS).
Não limitemos a vida em apenas expectadores, sejamos agentes transformadores da história; nem tão pouco esqueça que "NÃO HÁ CIDADANIA SEM DEMOCRACIA"!

Vida que sigue...
Verônica Pedrosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário