Meus momentos, pouquinho de mim... ;)

Meus momentos, pouquinho de mim... ;)
Agosto mês do folclore...profissão professora ;)

domingo, julho 22, 2012

Jogo da Soma - ciclo 1, ano 3

Trabalhar matemática é uma matéria que para muitos causa terror e medo, para outros contagiam e os tornam realizados.

Tenho uma turminha linda do 1º ciclo, ano 3 que me faz buscar sempre novas alternativas de como ensiná-los melhor e proporciona-los uma significativa aprendizagem.

O jogo da soma, envolve-os em uma aventura que estimula o cálculo mental, a desenvolver as estratégias acerca do jogos e promover situações em que os alunos utilizem regras.

O material necessário é o tabuleiro, fichas e números.

A regra são: 
*Dois jogadores;
*O primeiro a jogar deve escolher dois dos números para jogar;
 *Ele deve em voz alta dizer o resultado da soma, indentificar e marcar no tabuleiro o resultado encontrado;
*Cabe ao outro jogador conferir se a soma esta correta.
*Caso o resultado esteja errado ele passa a vez e nao marca no tabuleiro;
*Ganha quem marcar no tabuleiro, seis casas na diagonal, vertical ou horizontal.


 Primeiro passo: Explicação no quadro do tabuleiro e as regras do jogo.


 Segundo passo: confeccionar o tabuleiro e fichas (alunos).


 Terceiro passo: Hora de jogar e aprender.


Obs: Muitos usaram o cálculo escrito.

Obs.: Eles escolheram suas duplas e os que demonstravam dificuldades superavam a cada jogada!


Obs.: Demonstraram alegria de estudar matemática!

Obs.: Essa dupla me impressionou, foram otimos!!!

Obs.: Essa dupla aprendeu muito!

Obs.: Eu tambem joguei e foi muito bom!

Ao final estamos na expectativa do proximo jogo, foi uma tarde impressionante de aprendizado e sucesso! 

Vida que sigue,
bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário